quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Primeira Vez

Escrevo aqui pela primeira vez desde que publiquei o meu livro. E porque não é só um livro mas o início da minha viagem pelo mundo das palavras, o dia 11 de Dezembro de 2010 marcou uma viragem importante na minha vida. Não sei para onde me dirijo nem tão pouco o que o futuro me reserva. Sei apenas que tenho muito para dizer e uma grande ambição. Onde me levará não sei nem posso saber.

Os temores que invadem um escritor aquando da criação da sua obra são imensos. As dúvidas que o assolam são obsidiantes e avassaladoras e parecem castrar, em certos momentos, toda a sua capacidade criativa. Eu começo a saber isto agora. Começo a entender que quando escrevo parecem-se formidáveis as palavras que vão saindo. Quando asleio são apenas razoáveis e quando as releio são más. E então volto a lavrar a terra que já tinha sido trabalhada. Um texto nunca está pronto. Há sempre mais que fica por dizer do que aquilo que foi dito. Todos os escritores procuram  mesmo: dizer o que realmente querem e cada livro que publicam é uma nova tentativa infrutífera de o fazerem.

Já comecei o meu novo projecto: um romance. O meu primeiro romance, quiçá o único, o último. E nesta fase, as dúvidas e temores perturbam-me e martelam-me na mente com atrocidade. Eu resisto e avanço por esse corredor escuro. tacteando as paredes, tentando descobrir o caminho na penumbra e esperando que a luz me alcance. Sou mais medo que coragem. Mas avanço. Rasgo caminho por entre as palavras que ficam por escrever e espero que possa ser bem sucedido nesta minha aventura. Sei agora que escrever um romance é uma aventura, requer fôlego, perspicácia e teimosia. Sou o início do que quero começar e espero que consiga lidar com essa pressão.

Fábio Nobre. Devo este nome aos meus pais, avós, bisavós, trisavós, tetra-avós e por aí adiante. Fábio Nobre: é agora o meu momento de existir e não devo isso a ninguém. Estou eternamente agradecido a muita gente mas este agora sou eu. Fábio Nobre: agarra no lápis e desenha os rabiscos da tua vida.


23/12/2010

terça-feira, 21 de dezembro de 2010