segunda-feira, 28 de janeiro de 2008


As minhas lágrimas são as palavras. As frases são o meu sal. E este será mais um mar que eu crio. Um mar imenso com ondas revoltadas e inconsequentes. Revoltadas por quererem tão veementemente causar impacto. Inconsequentes por não o conseguirem fazer nunca.
Não é fácil criar um mar apenas com lágrimas. Talvez nem seja possível. Mas para mim cada desabafo numa folha de papel é um novo mar. E nele me afogo uma e outra e ainda mais outra vez. Não existem marinheiros nas minhas águas. Ninguém quer conquistar sonhos esquecidos, emoções contidas, sentimentos recalcados. Por isso tudo a mim me pertence, cada pedaço de nada, cada pedaço de tudo.
O que escrevo é meu e só meu. Das outras pessoas apenas espero uma palavra de compreensão ou incompreensão, nunca de julgamento. Ninguém pode julgar um mar onde nunca navegou. A vantagem de não ter nada é ter tudo na palma da nossa mão à distância de um fechar de olhos. E de olhos fechados tudo me pertence como uma própria extensão do meu ser. Dentro do meu mundo sou um rei que se senta no topo da lua.
Escrever para mim é isso. É possuir o universo inteiro na caneta. É ser dono do meu destino, comandar as tropas na busca da vitória numa guerra sem derrotados. Para mim escrever é fazer amor com as palavras. É uma comunhão entre o que sinto e o que transmito. Quando passo para o papel o mais íntimo de mim, tudo o que me é exterior não existe, não faz sentido, não tem razão de ser.
Sou um apaixonado. Um eterno apaixonado pelas letras, pelo que elas dizem e pelo que elas escondem. Juntas fazem a paisagem mais bela, quando se escondem no infinito das palavras e um texto emerge como a noite mais pura. Tento ser luar quando entro neste mundo mágico. Tento perceber cada ideia que coloco no papel como um pai que procura entender o filho.
Sou tão ingénuo quando escrevo! Ingénuo como um bebé que dorme profundamente. Como uma criança que passa horas a fio com o seu brinquedo favorito. Como um menino que corre no jardim atrás de uma borboleta da cor do arco-íris. Como a alma da infância que não deseja mais nada a não ser a simples felicidade de comer um gelado ou de brincar às escondidas até que as pernas lhe doam. É assim que eu me sinto quando começo a divagar pela minha mente. É a criança em mim que me inspira, que me faz ver a realidade sempre com tons de branco e azul, que me diz que é possível viver apenas com os nossos sonhos.
Escrever para mim é isto e muito mais. É um turbilhão de sentimentos que não consigo descrever, é um bem-estar interior, de humildade perante tudo, de esperança em relação ao futuro. É sobretudo a melhor maneira que eu encontro para gritar a plenos pulmões: EU EXISTO!

Nenhum comentário: